Marcos Silvério – Coach

O Vendedor do Futuro

Estamos vivendo uma era de intensas e avassaladoras mudanças tecnológicas. Certo?
Mais que isso, estamos vivendo uma nova era, um novo marco na história pessoal e profissional da humanidade.

Trata-se da Era Pós Digital que segundo Walter Longo traz a evolução e consagração da robótica, algorítimos, inteligência artificial através de softwares de alta precisão que são preparados para repetirem competentemente funções padronizadas e atenderem necessidades e desejos humanos.
Essa realidade já existe em nosso meio social e econômico, por isso já estamos vivendo a era pós digital. Afinal basta ir ao banco para ser atendido por maquinas, ligar para uma grande empresa nacional e ser atendido por um software utilizando gravação com a voz humana, portarias de prédios e estabelecimentos comerciais com circuito interno de câmeras com abertura e fechamento eletrônicos.
Bem vindos a nova era pós digital!
Ela trará novas e modernas profissões no futuro e por outro lado substituirá muitas pessoas e profissões por máquinas e robôs.
Tudo isso está acontecendo de maneira muito rápida e forte. Todas as profissões que detém atividades de repetição e com alto nível de padronização são fadadas ao declínio e desaparecimento.
Por exemplo, professores que limitam-se a dar a mesma aula de maneira repetida e convencional a muitos anos sem interação com os alunos e criatividade pedagógica, certamente serão substituídos pela inteligência artificial que no quesito repetir padronizadamente é mais eficiente e eficaz que nós seres humanos. Médicos que decoram 10 ou 15 princípios ativos e saem prescrevendo para todas as pessoas indistintamente, também tende ao desaparecimento.
A IBM e a OMS (Organização Mundial de Saúde) já organizam um banco de dados mundial, (tipo google 2) com todos os laudos, histórico e tratamento de todas as doenças conhecidas e diagnosticadas no planeta. Isso em poucos anos estará disponibilizado de maneira gratuita para todo e qualquer cidadão mundial.
O médico do futuro, o professor do futuro e o vendedor do futuro serão aqueles que despadronizarão seus atendimentos, que conseguirão dar um atendimento pessoal, humanizado, emocional e próximo da pessoa, do cliente.
As profissões do futuro, serão aquelas que farão o que as máquinas, softwares e inteligência artificial nunca farão com competência e eficácia que é ser humano, ser gente, sorrir, cumprimentar, abraçar, ouvir um desabafo e dar boas ideias, argumentar, interagir com as pessoas exercitando o amor, a ternura, o afeto, a alegria, ou seja os sentimentos.
O vendedor do futuro será um vendedor de emoções, pois isso jamais a maquina conseguirá fazer e verdadeiramente nesse quesito não temos concorrentes.
Gostou?
Curta, Comente e Compartilhe…
Um grande abraço.
Marcos Silvério – Palestrante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *