Marcos Silvério – Coach

Vender é um dom?

Não.
Vender é uma profissão, é uma atitude, uma ação de oferecer e proporcionar soluções ou sucesso para as pessoas. Todos somos vendedores. A partir do momento que temos alguma coisa ou “benefício” para oferecer a alguém, automaticamente querendo ou não somos vendedores. Tudo vende, nossa imagem vende, nossa postura vende, nossas crenças, ideias e opiniões são diariamente “compradas” ou aceitas de alguma maneira pelos grupos sociais que convivemos. Desse ponto de vista, vendemos a todo momento, conscientes ou não, ideias, conceitos e convicções.
Vender não é um dom, ou uma capacidade especial de alguns e não de outros. Toda e qualquer pessoa tem condições e competência para vender. O grande problema é que formou-se uma cultura falsa e depreciativa em relação a profissão dos vendedores. Para muita gente, vendedores são meros “enrolões” de clientes. São aqueles “chatos” que tentam convencer os “pobres coitados” a comprarem seus produtos e serviços. São pessoa que enganam para obter vantagem e por aí vai.
A grande verdade é que, em todo lugar existem pessoas que não estão nem aí para o cliente, fazendo da profissão de vendas uma rotina apenas para suprir a sua deficiência profissional. Muitos dizem: “Não deu certo sendo engenheiro, advogado, administrador, etc então, virou vendedor.” De fato esta é pior definição de um profissional que a cada dia deve ser mais valorizado, afinal de contas, sem vendas, nenhuma empresa sobrevive.
Porém, tem uma ressalva que é verdadeira: se vendas é uma profissão, assim como engenharia, porque os vendedores não se profissionalizam?
O dom de falar bem, comover, envolver e convencer pessoas chama-se Eloqüência. Vendas, assim como qualquer outra profissão, é uma ciência e esta deve ser estudada e aperfeiçoada.
Portanto, ninguém nasce vendedor! A boa notícia é que dá para aprender a ser extraordinário nesta profissão, principalmente desenvolvendo suas competências, utilizando técnicas, estabelecendo metas, montando planos de execução, aplicando métodos e estratégias poderosas para vender sempre mais.
O grande segredo dos vendedores que vendem muito é seguir um método, uma rotina diária e persistente. Vender é técnica, é profissão é rotina comercial tranquilamente aprendida por toda e qualquer pessoa que quer fazer parte do departamento “coração” de toda  empresa, o departamento de vendas. Estude as técnicas e estratégias para vender mais e revolucione o mercado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *